fbpx

4 motivos para implementar BI na sua startup

As informações na sua startup estão dispersas ou unificadas? Quando estão dispersas, as informações se tornam ineficazes porque faltam elementos que permitam validar sua integridade e fazer análises e combinações. Quando estão unificadas, as informações se tornam eficazes, pois retratam a evolução temporal dos resultados dos negócios, expõem tendências que podem ser revertidas (se ruins) ou incrementadas (se boas), demonstram comparativos e evidenciam estatísticas que permitem remanejamentos, reestruturações e ações de melhoria de desempenho. Para ter informações unificadas, a melhor forma é implementar BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) na sua empresa. Veja como!

BI na startup

O que é Business Intelligence (BI)?

BI é uma tecnologia que integra pessoas e processos para a geração de conhecimento, com base em informações inteligentes, que auxiliam na tomada de decisões em todos os níveis da organização. As informações são coletadas nos diversos repositórios de dados da empresa (aplicativos, sistemas, bancos de dados, etc.), são organizadas, monitoradas e analisadas para, então, serem compartilhadas com os interessados na forma de relatórios numéricos ou estatísticos, gráficos, painéis comparativos, etc. Conheça as vantagens de dispor desta ferramenta para dar suporte aos seus negócios.

Fornece informação abundante em todos os níveis

Uma boa ferramenta de BI permite estabelecer informações segmentadas por departamento ou informações consolidadas destinadas à alta direção da empresa. Com isso, tanto as decisões corriqueiras quanto as estratégicas se tornarão mais ágeis.

       VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS 

Melhora o gerenciamento de projetos

Os relatórios e consultas disponibilizados permitem acompanhar o andamento dos projetos, perceber tendências de atraso ou estouro de orçamento, identificar riscos e gargalos operacionais, dando suporte a ações para garantir o cumprimento do cronograma físico e financeiro e assegurar os resultados planejados.

Garante um bom relacionamento com clientes

As estatísticas e análises de tendências proporcionadas por BI auxiliam a fazer uma curva ABC de clientes (clientes A são os que mais contribuem para o seu negócio), detectar tendência de cancelamento de contratos, monitorar os hábitos de consumo dos clientes —  como canais de compra e produtos preferidos, etc. Tudo isto permite gerenciar melhor a carteira de clientes, fazendo ações de comunicação e de marketing para estimular novas vendas ou fechamento de contratos.

Soluciona o gerenciamento de custos da sua startup 

A saúde financeira de um empreendimento é a sua prioridade máxima. Com BI, é possível conhecer o padrão de gastos corporativos, seu volume, seus custos e sua frequência, assim como identificar os processos que excedem as previsões de gastos orçamentários estabelecidos. Tendo em mãos estas informações, é possível planejar ações para redução de custos, tais como: renegociações de valores com fornecedores e prestadores de serviços, alteração de frequência de consumo, substituição de produtos ou serviços e eliminação de desperdícios.

Todas as vantagens da implementação de BI abordadas neste post conferem à empresa maior disponibilidade de informações de qualidade, conhecimento preciso da situação geral e setorial e agilidade e assertividade no processo decisório.

Além disso, com Business Intelligence, é possível otimizar os processos de trabalho e consequentemente otimizar do uso de recursos humanos, financeiros e materiais, que levam à maior competitividade e estimulam a inovação e o crescimento sustentado da organização.

Eai, vai implementar BI na sua startup?

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *