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Vai fazer um pitch? Veja essas 7 dicas pra não errar na hora de montar sua apresentação

Em toda a trajetória da Startup, são vários os momentos que lhe são exigidos uma apresentação que explique o seu negócio rapidamente, o famoso PITCH! Seja para participar de programa de fomento à inovação, programas de aceleração, para buscar investimentos, enfim, esse é um momento que você deve se preparar e cuidar para não cair em alguns erros clássicos. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Se você não sabe o que é Pitch, confere o nosso artigo.

Ok, vou me apresentar antes. Sou a Jéssica e atuo no InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de Startups da América Latina e pitchs são muito comuns para conhecer vocês, tanto em períodos de avaliações quanto no tão esperado Demoday com acesso aos investidores. Quero trazer algumas dicas do que vivenciei pra vocês se darem bem e não cometerem os famosos erros, que se repetem com frequência.

1 – O QUE VOCÊ PROCURA AO FAZER UM PITCH?

Quando um investidor, aceleradora, executivo está lhe assistindo ele quer saber no que pode lhe ajudar, então deixe claro isso. Será num investimento? Numa parceria? Smartmoney? Networking? É necessário saber quem é o seu público e mostrar o que você espera dele.

2 – EXPLIQUE SEU PRODUTO OBJETIVAMENTE

Você tem que conseguir explicar o seu produto e mostrar qual o problema ele resolve de maneira simples, clara e objetiva. Você pode usar do storytelling, uma boa história sempre chama atenção. Mas tome cuidado, vejo muitos casos no qual a pessoa usa a metade do tempo só pra tratar desse tema, sendo que tem vários outros pontos importantes a serem abordados na apresentação.

3 – QUAL A MATURIDADE DO SEU NEGÓCIO?

O momento atual do seu negócio irá definir melhor o que você coloca em sua apresentação e em que lugares você deve recorrer. Ou seja, se você estiver fazendo um pitch para um programa de fomento na fase de ideação, serão solicitadas informações condizentes a esse momento. No entanto, se forem para uma Aceleradora ou um Fundo de investimento, mais informações lhe serão exigidas. É comum ver essas organizações montarem um roteiro lhe pedindo os pontos específicos, faça o máximo para conseguir reunir tais dados e apresentar de uma forma clara e objetiva, o espectador não precisa saber como você chegou a essa informação, ele só quer entender rapidamente. Pois lembre-se seu tempo é curto!

4 – CONCORRENTES, SIM VOCÊ TEM!

Todo mundo tem, pode ser direto ou indireto! Não caia na besteira de dizer que você não tem, isso demonstra amadorismo e que você não pesquisou direito. Vou mostrar um exemplo, um aplicativo que ajuda um idoso a tomar seus remédios e nos cuidados especiais do dia-a-dia, supondo que não haja outros aplicativos na área, um concorrente seria o próprio cuidador de idoso. Então, há sim de alguma forma concorrentes, coloque isso em sua apresentação.

5 – A EQUIPE FAZ DIFERENÇA!!

Mostre o quanto sua equipe é multidisciplinar e competente para executar o projeto. Afinal, mesmo que a proposta seja boa, mas a equipe não for competente, é difícil para o investidor arriscar. Pois mesmo se o projeto ainda não estiver bem alinhado, com mentorias e reestruturações é possível pivotar e a equipe dar continuidade, se a mesma for boa.

6 – CUIDE DA PARTE VISUAL DE SUA APRESENTAÇÃO!

Em qualquer apresentação que se faça hoje é importante primar em mostrar as  informações relevantes, trabalhe elas e mostre o essencial de forma clara e que em uma olhada no slide a pessoa já consiga entender a mensagem. Muitos textos, grandes tabelas, gráficos cheios de informação e de difícil visualização não lhe ajudam a transmitir o que você deseja. Use imagens que chamem atenção, use imagens boas do seu produto, faça com que a pessoa sinta a experiência do seu produto, consiga sentir o problema e porque deve utilizar ele.

7 – VÍDEOS, SERÁ QUE VALE A PENA?

Veja se realmente será relevante. Colocar um vídeo de 2min em uma apresentação de 5 min não é nada interessante. Procure ver o que você quer transmitir com esse vídeo, corte a parte interessante e utilize apenas isto para poder exemplificar algo, que explicando na hora você não conseguiria o mesmo efeito.

Bora fazer uma apresentação sensacional e arrasar? Veja mais esse artigo, com dez passos para um pitch de sucesso, ou esses três vídeos sobre como fazer um power point matador.

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