fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Qual a melhor cidade para começar minha startup?

É extremamente importante a escolha da sua cidade de atuação, pois errar na sede de sua startup pode ter consequências graves, como não encontrar mão de obra, clientes potenciais ou até mesmo ter uma carga tributária muito alta. Além disso, outro fator é essencial para encontrar o match perfeito: a sua própria startup. Você tem que entender o seu momento, o seu mercado de atuação e o seu time.

taxi-cab-381233_1920

Resumindo: A cidade perfeita depende também da startup! Uma cidade pode ser boa para determinada startup e ruim para outra.

Como avaliar uma cidade?

A maioria pensa que os melhores lugares para se empreender são os grandes centros e capitais brasileiras. Até certo ponto isso é verdade, mas existem muitas cidades do interior que têm um ecossistema ideal para quem quer abrir sua startup.

Tendo “como objetivo analisar o ecossistema empreendedor das principais cidades brasileiras, para apontar aquelas que possuem condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas…”, a Endeavor desenvolveu o Índice das Cidades Empreendedoras. Foram 32 cidades avaliadas em 22 estados, com o surpreendente fato de que 10 cidades estão no interior do Brasil.

São elas:

  • 5.º Campinas
  • 6.º São José dos Campos
  • 9.º Joinville
  • 11.º Maringá
  • 12.º Ribeirão Preto
  • 15.º Sorocaba
  • 16.º Caxias do Sul
  • 17.º Londrina
  • 18.º Uberlândia
  • 20.º Blumenau

Essas cidades ficaram à frente de várias capitais brasileiras como, por exemplo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O estudo ressalta que essas cidades “apresentaram resultados consistentes em infraestrutura e inovação, especialmente por terem boas universidades, com mais qualidade de vida e custos em geral mais baixos que os de grandes capitais. Empreendedorismo de alto impacto não é possível somente nas maiores cidades do país. Pelo contrário.”

Este é um dos exemplos que ter sua startup no interior pode ser muito vantajoso e a melhor medida a ser tomada!

Critérios para a análise de cidades

Para a construção do Índice, a Endeavor criou um framework que considera o Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Com esse framework é possível, dentro de suas limitações, analisar o perfil de uma cidade ou até mesmo uma região.

O framework é bem complexo em um primeiro momento, e pode não valer a pena dispender uma grande quantidade de recurso para fazer uma pesquisa em uma cidade que não é interessante.

Por isso, é interessante uma abordagem mais simples que pode anteceder a aplicação do framework ou um estudo mais detalhado.

Para Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, em seu artigo “O Melhor Lugar para Abrir sua Startup” publicado no portal do Sebrae, as questões-chave para definir a região a se criar uma startup são:

 

  1. Uma concentração mínima dos seus principais clientes;
  2. A disponibilidade de recursos e subsídios de impostos;
  3. Um bom equilíbrio entre o custo, qualidade e a disponibilidade de mão de obra;
  4. Qualidade de vida, porque empreender não é fácil e a natureza ágil de uma startup vai consumir sua saúde muito mais rápido.

Acrescento à essas 4 questões:

  1. Pelo menos uma aceleradora e/ou incubadoras
  2. Pessoas dispostas a desenvolver o ecossistema de startups

Com essa análise simples, você poderá fugir de grandes problemas e aumentar suas chances de sobrevivência no mercado. Se quiser ter ainda mais acurácia, utilize o framework da Endeavor e, por ventura, consultorias especializadas.

Melhoria contínua no ecossistema de startups

Definida a cidade de instalação é hora de começar, ou então, continuar a startup. Porém, não é só por que você escolheu um ótima cidade que agora é só esperar tudo dar certo. Além dos desafios próprios da sua startup, é preciso que você, juntamente com os empreendedores da sua região, continuem melhorando o cenário empreendedor!

Com a evolução da cidade, mais startups surgirão, mais investimento será atraído e haverá maiores chances de todos prosperarem.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *