fbpx

Entenda a importância do Intraempreendedorismo na sua empresa

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o intraempreendedorismo. 

Já ouviu falar nesse conceito? Não?

Então prossiga para entender, na leitura desse artigo, um pouco mais sobre o que ele é, para que serve, como aplicar e quais os seus benefícios!

O que é Intraempreendedorismo

Em primeiro lugar, o conceito de intraempreendedorismo diz respeito a empreender nos setores internos da empresa. Isto é, na prática, consiste em colaboradores atuando com liberdade para dar ideias, como se participassem como CEOs do negócio. Assim, auxiliam de forma efetiva, direta ou indiretamente, para a inovação dentro das companhias.

Muitos empresários evitam explorar o intraempreendedorismo por considerá-lo um risco. Entretanto, sua implantação oferece muitas vantagens, uma vez que agrega uma visão real da empresa. 

Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de expor suas análises sobre o ambiente de trabalho e as inovações. Além disso, podem propor alternativas para problemas de funcionamento.

Assim, o intraempreendedorismo também cria um vínculo do colaborador com a empresa. É importante destacar que qualquer instituição, de qualquer porte ou ramo de atividade, pode e deve praticar o intraempreendedorismo.

Como aplicá-lo?

Para começar, você precisa criar um ambiente colaborativo e inovador. Para que isso aconteça, é necessário adotar algumas práticas. Veja a seguir:

  • Incentivar a prática empreendedora dentro da empresa entre os funcionários;
  • Criar um canal aberto de ideias com todos os colaboradores para que atuem como uma equipe; 
  • Implantar um sistema de reconhecimento e recompensa, com participação nos lucros e resultados das ideias que tiveram sucesso;
  • Dar a todos os colaboradores liberdade de expressão, poder de criticar ou sugerir ações inovadoras;
  • Analisar seu papel dentro da organização, deixando de ser simplesmente um chefe e tornando-se líder;
  • Aprender a delegar, descentralizando o poder e criando novas lideranças.

Benefícios de Intraempreender

Estimular o intraempreendedorismo na sua empresa é otimizar o seu negócio. Como assim?

Nessa perspectiva, você terá uma série de novas possibilidades com os recursos que já tem. Veja:

  • novas oportunidades de negócios;
  • novas fontes de renda;
  • novos produtos ou serviços;
  • redução de despesas e desperdícios;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria da comunicação;
  • aumento da satisfação dos clientes.

O intraempreendedorismo é importante para o negócio pelo fato de transformar seus funcionários em profissionais de grande valor. Ou seja, prepará-los para serem a pessoa certa, na hora e no lugar certo. Afinal, quem entende melhor dos processos cotidianos de uma organização do que os indivíduos que estão ali todos os dias, não é verdade?

Conclusão: Intraempreender é desenvolver

Se você é um gestor com visão de futuro, já deve ter entendido que o intraempreendedor não deve ser tratado como um “corpo estranho” na sua empresa. Muito pelo contrário: ele está buscando reconhecimento de maneiras produtivas e que geram resultados positivos para o negócio, lidando com questões do dia a dia, atendendo clientes e resolvendo problemas cotidianos do seu negócio.

Por isso, ignorar a inovação no ambiente de trabalho é uma atitude que pode colocar as organizações em sérios riscos. Afinal, com a forte presença da tecnologia no meio corporativo e a evolução do comportamento do consumidor, cada vez mais empresas estão se atualizando para atender às novas demandas. Isso, por sua vez, inclui inovar nas formas de se relacionar com suas equipes.

Em outras palavras, empresas que ainda mantêm linhas de pensamento muito conservadoras, e não têm tolerância para novas ideias, estão fadadas a perder posicionamento no mercado moderno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *