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Como o CRM aumenta a produtividade da sua empresa

O avanço das tecnologias contribui para a melhoria do desempenho em diversos aspectos nas empresas. Mesmo assim, muitas empresas ignoram o uso de ferramentas e recursos que alavancam o negócio, perdendo oportunidades incríveis de aprimorar e modernizar processos. As startups tradicionalmente já nascem antenadas em vários tipos de tecnologia que podem dar maior produtividade e fornecer uma infra-estrutura comparável a grandes empresas.

Uma dessas ferramentas é Customer Relationship Management (CRM). Esse tipo de solução, que geralmente funciona em nuvem, tem o objetivo de facilitar o gerenciamento das relações da empresa com os clientes. Por meio da coleta, do armazenamento e da manipulação de dados, o sistema entrega informações precisas e atualizadas para que a empresa possa aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, desenvolver um relacionamento que leve à fidelização. O ideal é que o conteúdo esteja acessível de qualquer lugar, para que a equipe trabalhe em campo com eficiência, checando informações antes de reuniões ou inserindo dados.

Ao atuar na interface entre o cliente e a empresa, o CRM traz uma vantagem clara: ele ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários. Saiba como:

1. Automatização de grande parte das tarefas

A adoção de um CRM permite automatizar diversas tarefas de um processo de vendas, como agendamento de visitas e contatos e armazenamento de informações, por exemplo. O resultado dessa automatização é a diminuição dos índices de retrabalho, de erros e de falhas humanas.

Afinal, com ela o profissional passa a contar com ferramentas como notificações e gerações de relatórios completos e atualizados, com análises sobre para quem ligar, quando e por que ligar.

Só com a automação de processos e a mobilidade das informações, o CRM já reduz imensamente o tempo gasto com tarefas e análises manuais. Assim, os vendedores podem se concentrar no que realmente importa: vender.

2. Up-selling e cross-selling mais eficientes

Com frequência, as empresas gastam muito tempo e dinheiro no esforço de adquirir novos clientes e se esquecem de prestar a devida atenção à sua melhor e mais certeira fonte de receitas: a sua base de clientes já existente.

Um sistema de CRM não só facilita o up-selling como também torna mais fácil a realização do cross-selling, sugerindo produtos e serviços relacionados com base nas compras anteriores dos clientes.

Para fazer isso com eficiência por conta própria, os vendedores precisam ter uma grande base de conhecimento sobre as necessidades de seus clientes, aliando-as aos seus padrões de compra. Mesmo assim, existe ainda a possibilidade de erro, tornando as informações pouco confiáveis e reduzindo a taxa de sucesso das ofertas.

Com um software de CRM, por sua vez, todas essas informações podem ser fornecidas automaticamente. Quaisquer detalhes sobre seus clientes são armazenados em um banco de dados central, acessível por todos os membros de sua organização.

Isso significa que, quando surgir uma oportunidade, o vendedor poderá oferecer o produto ou serviço certo, no momento exato para o cliente, surpreendendo-o positivamente. Como consequência, o índice de negociações fechadas do pipeline de vendas é maximizado.

3. Maior rapidez dos processos de vendas

Com um sistema de CRM, as informações são mais bem organizadas e ficam mais acessíveis, ajudando os profissionais de vendas a entenderem quem está comprando e, assim, dando a eles os recursos necessários para reduzir o tempo do ciclo de vendas dos clientes.

Informações sobre formas de pagamento, motivo de compra e o ticket médio de cada cliente, por exemplo, possibilitam que os vendedores realizem projeções de vendas mais certeiras, sendo mais diretos e objetivos.

Essas informações são essenciais também para o marketing realizar campanhas mais eficazes, impulsionando a produtividade dos funcionários. Sem o CRM, essa tarefa seria trabalhosa, imprecisa e mais cara, já que a equipe precisaria dedicar tempo às pesquisas de dados em faturas antigas e outros meios.

Já com o CRM, é possível segmentar a base de clientes por uma série de critérios, garantindo que a mensagem seja mais acertada e chegue às pessoas certas, no momento exato.

4. Melhoria no foco dos vendedores

A automação de processos, aliada ao cruzamento inteligente dos dados, dará aos vendedores mais tempo para se dedicarem às vendas. Com maior foco e acesso às informações, eles serão capazes de abordar o cliente de forma mais estratégica, reduzindo o esforço e obtendo melhores resultados. Haverá mais tempo para seguir os três pilares da gestão de relacionamento de clientes: vender soluções (e não produtos/serviços), manter diálogo constante e apoiar-se em marketing para antecipar tendências

O CRM possibilita ainda que o vendedor crie promoções direcionadas a segmentos específicos dentro de sua base de clientes, incentivando assim o aumento das vendas. Além disso, muitas questões burocráticas deixam de ser preocupações para os funcionários, que passam a focar mais nos resultados do que nas tarefas.

5. Maior mobilidade de informações

O CRM permite que haja uma forte integração das informações entre as áreas que se envolvem diretamente com os clientes (vendas, marketing, atendimento ao cliente e financeiro).

Ao se usar um CRM com computação em nuvem, todos os profissionais envolvidos no uso do CRM podem acessar as informações a partir de qualquer lugar e hora. Para isso, basta ter em mãos um dispositivo móvel (smartphone, tablet, notebook) e um ponto de acesso à internet.

Com essa mobilidade, além de reduzir custos com locomoção, os profissionais não precisam mais estar na empresa ou ficarem ligando para solicitarem informações. A produtividade está diretamente ligada à capacidade que eles terão de acessar as informações a partir de qualquer momento e lugar, além de poderem gerenciar melhor as suas tarefas.

Graças ao sistema de CRM baseado na nuvem, equipes de vendas e marketing ganham maior agilidade e eficiência no trabalho, trazendo melhores resultados para o negócio. Isso faz uma grande diferença para as organizações que desejam aproveitar o potencial máximo dos seus profissionais para manter a produtividade sempre em alta, focando na fidelização dos clientes.

Então, ao adotar um CRM na nuvem, saiba que, além de crescer a base de clientes, o sistema vai proporcionar um grande aumento na produtividade dos funcionários, e esse benefício poderá ser sentido em todos os níveis da organização.

Daniel Hoe

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração pela London School of Economics (LSE). Com um background diverso, o profissional atua como diretor de Marketing da Salesforce para a América Latina desde 2014. A Salesforce é a empresa inovadora por trás da plataforma de CRM nº 1 do mundo. A Salesforce é também líder mundial em aplicativos para atendimento ao cliente, marketing digital e desenvolvimento de apps (PaaS).

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