Não existe uma fórmula secreta e, tampouco, uma receita mágica para chegar a bons resultados de vendas, mas colocar na ponta do lápis as metas e objetivos que a empresa espera alcançar e estabelecer quais ações precisa colocar em prática para fidelizar e conquistar novos clientes faz toda a diferença.
A chave do sucesso de toda organização está na elaboração de um bom Plano de Vendas. É por meio dele que a empresa poderá direcionar suas estratégias levando em consideração o seu mercado, produtos, público-alvo e a forma como deve atuar. E não tem jeito: é preciso dedicar tempo e esforço para que o planejamento não seja engavetado e possa realmente ser colocado em ação.
No post de hoje, preparamos algumas dicas de como elaborar um planejamento de vendas com qualidade. Confira!
Elaborar um bom plano não é simplesmente sentar com a equipe de vendas e escrever algumas simples considerações sobre o que precisa ou não ser atingido. Um plano de vendas de sucesso deve, antes de qualquer coisa, analisar todos os fatores que envolvem o negócio, como, por exemplo:
Estabelecer metas é a melhor forma de alcançar objetivos dentro de uma empresa. Saber onde se quer chegar, qual o melhor caminho e quais recursos são necessários para alcançar maiores resultados é o que motiva muitas equipes.
É por meio das metas que o empreendedor pode conhecer o ritmo de crescimento e avaliar o resultado das estratégias estabelecidas. Mas é preciso que as metas sejam possíveis de serem cumpridas e estejam dentro da realidade da empresa, ou poderão frustrar a equipe de vendedores.
Crie metas de curto, médio e longo prazo levando em consideração:
Você estabeleceu as metas e objetivos para a sua equipe e para o crescimento da empresa, mas será que o que foi colocado no papel está de acordo com o funil de vendas? Ajustar o funil com as metas estipuladas é um dos recursos mais importantes para um plano de vendas eficiente e adequado à realidade do negócio.
VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS ABSTARTUPS
O funil de vendas informa como a organização está convertendo leads em clientes potenciais e, mais importante, clientes potenciais em clientes reais. Dimensionar o funil na fase de planejamento de vendas é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para estabelecer metas que possam resultar no crescimento esperado e identificar gargalos de vendas e de marketing que estejam impossibilitando maiores receitas.
Gerencie as taxas de conversão de leads em todos os estágios do ciclo de vendas, como, por exemplo:
Você considera o Plano de Vendas como uma etapa importante para o seu negócio? Veja o artigo do Daniel Hoe da Salesforce sobre os hábitos necessários para se tornar um gerente de vendas eficaz.