fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

A Atualização de Marca como visão inovadora

Você já deve ter visto startups e outras empresas fazendo alguma atualização de marca nos últimos anos, desde mudanças no logotipo de aplicativos até mudanças em marcas com anos de mercado! Mudanças como essas vêm para renovar a imagem da marca e alinhá-la melhor a sua ideia.

Nesse artigo viemos falar um pouco sobre esse movimento e apresentar a nova marca da Abstartups.

A importância da construção de marca

Projetos se iniciam com problemas, e, desses problemas, surgem ideias e soluções, um processo básico para a construção de um novo produto que pode, ou não, impactar um grupo, comunidade, região ou país. Mas já se tornou claro que um projeto não se sustenta apenas com seu produto ou serviço, é necessário pensar em muitos outros fatores, e um deles, que não deve ser descartado, é a construção de marca, não só um texto escrito de uma forma bonita, mas sim, o seu conceito.

Esse conceito não precisa significar nada muito filosófico ou fora da realidade, apenas um objetivo que seja a base de continuidade do seu projeto. E com a interpretação do que seu projeto é, você constrói sua marca, suas cores e símbolos que contextualizam  e representam esse conceito. 

Desenvolvendo esse material, você tem sua logo ou marca (nunca logomarca)! Você também pode construir o seu logotipo, que seria uma representação mínima da sua marca, confira os exemplos:

A antiga marca da nossa associação:

Nosso logotipo:

É bastante perceptível que esse logotipo com visual mínimo consegue representar a marca sozinho, em um perfil nas redes sociais, por exemplo. Isso acontece por um alinhamento constante da marca nas suas exposições online e offline. Isso significa que para uma marca/logo ser bem firmada na memória do seu público é necessário um posicionamento constante e linear, seguindo como base o conceito do projeto aplicado na sua identidade visual.

Por que fazer uma mudança de marca?

De nada adianta firmar um posicionamento e não poder nos atualizar de todos os avanços tecnológicos ou mudanças de conceito que seu projeto tiver.

O é importante entender que você não é refém da sua marca, você apenas deve saber como reposicionar ela no mercado, seja com uma atualização visual ou de conceito. Por que grandes empresas fazem atualizações de marca que, em um primeiro olhar, não trazem nenhuma grande diferença?

Renovação! É a mesma ideia de mudar um corte de cabelo depois de um tempo ou mudar um pouco seu guarda-roupa. Novos caminhos ou objetivos estimulam a mudança de marca, nem sempre sendo necessário mudar todo o seu conceito ou fazer mudanças radicais na identidade visual,  às vezes o necessário é apenas ajustar alguns detalhes, para que seu público sinta o quanto sua marca ainda é jovem e aberta ao novo.

Será que é hora de atualizar sua marca?

Uma decisão que não deve ser tomada por impulso ou sem um estudo aprofundado, mudar uma marca precisa fazer sentido com o cenário vivido, as mudanças de objetivo e contexto que o projeto está vivendo.

Não devemos ter mudanças constantes, mas também não devemos demorar anos para mudar algo, algumas instituições mudam anualmente, outras mudam apenas quando seus valores são atualizados, independente da situação, deve acontecer com um bom estudo do impacto que essa mudança de marca vai trazer para o seu negócio. Além disso, mudar, renovar e se atualizar faz parte do nosso crescimento, então nada mais justo do que passar isso para seu projeto

A atualização de Marca da Abstartups

Pensar a marca de uma associação, remete muito a estéticas não muito ousadas, pensando em representações simplórias do que ela defende e quem representa, mas a Abstartups não é qualquer associação, visto que ela representa inovação, desenvolvimento de mercado e empreendedorismo.

Com esse conceito, colocamos no ano de 2021 um questionamento: “Nossa marca mostra toda a inovação e diversidade que incentivamos no nosso dia a dia?”

E a resposta para isso foi desenvolver algo novo para a nossa identidade visual, mas sem perder tudo que somos, foi criar algo diverso, sem deixar de lado nossa conexão com a associação, foi mudar detalhes para que o Brasil fosse estimulado para compartilhar conosco suas ideias e crescer juntos.

Apresentamos nossa atualização de marca com um conceito renovado, como nossas ideias, uma nova marca, novas cores e novos elementos.

atualização de marca
Clique na imagem para assistir o vídeo de atualização da marca!

Nossas novas cores:

inovação startups

Esperamos que essa atualização de marca reflita ainda mais o objetivo da Abstartups de contribuir com o crescimento do ecossistema no Brasil!

Para saber todas as novidades da Abstartups em 2022 assine a nossa Newsletter!

Gabriel Damazio

Designer Gráfico da Abstartups, publicitário pela UFRN, Educomunicador especializado em profissionalização de jovens pela UFCG, líder de comunidade da Arara Furtacor, Líder Digital SEBRAE/RN, Técnico de Desenvolvimento Web, apaixonado por música, animais e experiências novas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *