fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

A incorporação de marcas

No final de maio, a unico IDTech anunciou a aquisição da ViaNuvem, uma startup de tecnologia voltada às concessionárias e à venda on-line de carros novos.

Podemos fazer uma comparação com a família. Quando somos apresentados a alguém novo, como um(a) cunhado (a), genro ou nora, recebemos bem a pessoa, ficamos felizes com a chegada dela à família, mas temos um tempo de adaptação. 

Essa pessoa tem um histórico de vida com valores, crenças, cultura que nem sempre são iguais aos nossos – e isso não significa que sejam errados. Apenas são diferentes.

Ampliar o portfólio e a equipe é sempre bem-vindo, mas também desafiador. 

Com a convivência, vamos conhecendo mais as pessoas, aprendendo e ensinando com elas até que, um dia, nem parece que elas não eram parte da sua família.

Não é diferente com as empresas. Quando há uma aquisição, o primeiro passo é olhar para as pessoas. Durante a fusão, é natural que os profissionais fiquem inseguros em relação aos seus empregos, a aceitação dos colegas e até sobre o que elas vão fazer de fato.

Assim como o genro, nora ou cunhado (a), esses profissionais têm uma cultura corporativa, experiências e histórias que construíram na outra empresa –e isso deve ser respeitado. Aos poucos eles são apresentados aos times, integrados aos trabalhos e incorporados ao novo jeito de trabalhar.

Esse é um processo delicado e decisivo para que os colaboradores se sintam acolhidos e parte do novo time que vão compor. Requer empatia, tempo e colaboração de todos.

A marca também merece respeito. Os clientes conhecem e confiam na marca que consomem e, por isso, a empresa que a compra não deve extingui-la ou vai faltar com consideração com o seu público-alvo.

Para que os clientes e o mercado possam se acostumar, decidimos na unico, que vamos realizar toda a transição da ViaNuvem, gradativamente, ao longo dos próximos seis meses. A marca não vai sumir simplesmente, mas pouco a pouco vai ser incorporada pela unico, de forma sutil, como em seus canais de comunicação, redes sociais e outras plataformas.

Essa é uma forma respeitosa de assimilar marcas, empresas, histórias, e juntos, construir uma empresa cada vez maior e mais forte.

Gostou do conteúdo? Seja um associado Impact e participe do nosso blog.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos